quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Levantamento Florestal do Bosque

No Ano de 2015 teve início o Levantamento Florestal do Bosque da EBM Visconde de Taunay, realizado pelos educandos do 6º ano A, com a coordenação da professora de Ciências, Cristiane Galdino Machado de.
Tal projeto surgiu da curiosidade dos educandos em conhecer as árvores do bosque e pesquisar suas partes como: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, assuntos abordados neste ano dentro do componente curricular de Ciências.
A pesquisa ocorreu no mês de julho, onde os educandos, em pequenos grupos, foram ao bosque e com o auxílio de uma ferramenta chamada “podão”, coletaram amostras de folhas de algumas árvores. As mesmas eram identificadas com um número no caule e na folha coletada. Após a coleta, as amostras de folhas foram colocadas sobre jornal e papelão, técnica que retém a umidade e não cria um ambiente propício a surgir fungos.
Em seguida as amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Botânica da Universidade Regional de Blumenau (FURB),no Herbário Doutor Roberto Miguel Klein, onde aos cuidados  do professor André Luiz de Gasper, foram identificadas as espécies coletadas.
Posteriormente as amostras voltaram para a unidade escolar, onde educandos e professora, a partir de uma tabela numerada e relacionada com os nomes científicos, completaram suas pesquisas com o auxílio da coleção “Árvores Brasileiras”, localizando nome comum e família. Foram feitas cópias das referidas árvores destes livros, para enriquecimento das informações.

O trabalho foi finalizado na sala de informática, onde os educandos pesquisaram imagens das árvores e digitalizaram as informações básicas de catalogação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário